Mamífero pode ser encontrado em diversas regiões do Brasil; ouça a coluna ‘CBN Sons da Terra’ com a equipe do Terra da Gente
O programa Sons da Terra da CBN recebeu um áudio de um ouvinte que registrou um som misterioso em seu sítio. Inicialmente, acreditava-se ser um pássaro, mas a equipe descobriu que se tratava de um macaco-prego.
O Mistério do Som no Sítio
Sérgio Vick, ouvinte do programa, enviou uma gravação sonora de um animal que ele não conseguia identificar em seu sítio em Pirassununga, interior de São Paulo. A princípio, pensou-se tratar de um pássaro, mas a bióloga Carolina Lisboa, da Universidade de Brasília, identificou o som como sendo vocalização de um macaco-prego.
A Comunicação dos Macacos-Prego
Carolina Lisboa explicou que os macacos-pregos possuem um repertório vocal rico e complexo, com pelo menos 25 tipos de vocalizações diferentes. Esses sons são usados para comunicação em diferentes contextos, mesmo sem contato visual. Ela detalhou alguns exemplos, como o assobio de longa distância (usado quando um indivíduo está perdido), o assobio de alimentação (emitido ao se alimentar de comidas preferidas), e um grito utilizado em situações de agressão, que também serve para recrutar aliados.
Leia também
Outros Animais que “Enganam os Ouvidos”
Além do macaco-prego, outros animais podem emitir sons que confundem os observadores. A rã-corredeira, por exemplo, cujo canto pode ser confundido com o de um pássaro, e outras espécies de rãs, que também emitem vocalizações semelhantes a cantos de aves. Aves como o socó-boi e o pássaro-boi (também conhecido como maú) possuem cantos que se assemelham ao mugido de um boi. O uirapuru-grande, por sua vez, emite vocalizações noturnas fortes que podem ser confundidas com outros mamíferos. A diversidade sonora da natureza demonstra que nem sempre o que ouvimos é o que parece ser.
Em resumo, a análise do áudio do ouvinte e as explicações da bióloga Carolina Lisboa revelaram a complexa comunicação animal e a facilidade com que sons de diferentes espécies podem ser confundidos. A diversidade sonora da natureza, muitas vezes, esconde mais do que aparenta à primeira vista. Para mais informações e fotos, acesse @terradagente no Instagram ou o site oterradagente.com.br.