Objetivo é analisar a evolução das crianças em relação a oratória, coordenação motora e compreensão de temas
Estudantes de Ribeirão Preto, entre 10 e 11 anos, participam de estudo sobre desenvolvimento socioemocional
Avaliação completa: habilidades além do conhecimento
Uma pesquisa coordenada pelo Laboratório de Estudos e Pesquisa sobre Economia Social da USP (LEPES) avalia estudantes de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto. O estudo vai além do desempenho acadêmico, analisando habilidades socioemocionais como empatia, resiliência e autoestima, e como elas se relacionam com o aprendizado e o desempenho cognitivo. A avaliação busca entender como essas habilidades impactam a formação dos jovens e seu desempenho escolar.
Comparativo entre passado e presente: um olhar longitudinal
O estudo, iniciado em 2010 com entrevistas a pais de alunos, permite um comparativo entre o desenvolvimento socioemocional de crianças ao longo do tempo. A pesquisa utiliza provas de matemática, português e habilidades socioemocionais, buscando correlacionar dados iniciais da vida das crianças com seu desenvolvimento atual. O estudo abrange milhares de crianças em 39 escolas estaduais, 30 municipais e 44 particulares.
Leia também
Implicações para o futuro: sucesso acadêmico e profissional
Os resultados esperados para 2024 podem apontar como as habilidades socioemocionais impactam o sucesso acadêmico e, futuramente, profissional. Segundo os pesquisadores, estudantes com melhores habilidades de relacionamento e maior abertura a novas experiências tendem a apresentar melhor desempenho escolar e maiores chances de sucesso no mercado de trabalho. A pesquisa também busca identificar como a compreensão do papel do estudante na sociedade pode contribuir para a redução da evasão escolar e da violência. As escolas participantes receberão um feedback com os resultados da avaliação.



