Principal problema de superlotação acontece no setor de pediatria da Santa Casa e do Hospital Universitário da UFSCar
São Carlos enfrenta grave crise na saúde pública infantil, com o aumento significativo de atendimentos em hospitais devido ao fechamento de UPAs e à falta de médicos.
Hospitais Sobrecarregados
Os hospitais Universitário da UFSCar e Santa Casa de São Carlos registram aumento de 65% no número de crianças atendidas em UTIs, com quase todos os leitos ocupados. A Santa Casa, por exemplo, viu seus atendimentos dobrarem, passando de uma média de 3 mil para mais de 6 mil entre crianças e adultos em apenas alguns meses. Para suprir a demanda, o superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini, afirma que houve investimento em médicos e funcionários.
Causas e Consequências
O fechamento de UPAs e a escassez de pediatras são apontadas como as principais causas da sobrecarga nos hospitais. O secretário de saúde de São Carlos, Carlos Colense, reconhece o problema e afirma que a secretaria busca soluções, incluindo a tentativa de aumentar os salários dos médicos e a criação de um plano de carreira para profissionais da saúde. Novos processos seletivos também estão previstos.
Leia também
- Acidente e turismo em são carlos: São Carlos pedirá ao Estado reconhecimento como Município de Interesse Turístico
- Agressão em restaurante são carlos: Cliente é agredido após reclamar de demora no atendimento em restaurante de São Carlos
- Em pauta: vereadores discutem projeto que exige instalação de painéis eletrônicos nas UPAs
A Busca por Soluções
Apesar dos esforços da prefeitura, ainda não há previsão para a solução do problema, nem para a publicação do edital do concurso público. Em janeiro, foram atendidas 565 crianças no Hospital Universitário e 1005 na Santa Casa. Em abril, esses números saltaram para mais de 1652 e 1653, respectivamente. Até o dia 20 de maio, quase mil atendimentos foram registrados no Hospital Universitário e mais de 1100 na Santa Casa. A situação demonstra a urgência de medidas efetivas para garantir o atendimento adequado à população infantil de São Carlos.



