Cidade foi reclassificada pelo comitê de contingenciamento ao coronavírus e ocupa a fase vermelha
Ribeirão Preto fecha o comércio novamente devido ao aumento de casos de Covid-19.
Retorno à Fase Vermelha
Após aumento nos números de novos casos, internações e mortes por coronavírus, Ribeirão Preto retornou à fase vermelha do Plano São Paulo, com o fechamento do comércio não essencial a partir de hoje. A decisão foi tomada pelo Comitê de Contingenciamento do Coronavírus, após reclassificação da cidade para o estágio 1.
Impacto no Comércio Local
No último sábado, muitos moradores aproveitaram a oportunidade para realizar compras no calçadão, gerando aglomerações em alguns pontos, apesar de alguns terem tentado ir mais cedo para evitá-las. Comerciantes como Elaine Rodrigues Lopes Pereira demonstram preocupação, argumentando que a culpa pelo aumento dos casos não se deve ao comércio, mas à falta de conscientização da população quanto ao uso de máscaras e distanciamento social. José Eduardo Fernandes, dono de uma loja no calçadão há 20 anos, expressa preocupação com o abre e fecha constante do comércio e as incertezas do futuro, principalmente em relação aos custos de manter o negócio aberto.
Leia também
Previsões e Esperança
Apesar das dificuldades, Fernandes se mantém otimista, acreditando em uma rápida retomada das atividades assim que houver liberação e segurança. Ele destaca a demanda reprimida e a necessidade da população por compras, mas com a consciência de que os limites precisam ser respeitados. O fechamento do comércio e dos serviços não essenciais deve durar até o fim do mês, com nova avaliação prevista pelo centro de contingenciamento para verificar se os números justificam uma reabertura. A CBN continuará acompanhando a situação em Ribeirão Preto, que busca aumentar a taxa de isolamento, atualmente abaixo de 50% em vários dias da semana.



