‘Dia das Crianças’ deve impulsionar as vendas; expectativa é de um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado
Expectativa de gastos com o Dia das Crianças em Ribeirão Preto
Uma pesquisa do Cinco Varp, sindicato do comércio varejista em Ribeirão Preto, indica que o consumidor deve desembolsar entre R$ 80 e R$ 100 com presentes para o Dia das Crianças na cidade. Os itens mais procurados são brinquedos, vestuário, calçados e acessórios. A Fecomercio, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado, prevê um crescimento de 8% nas vendas em outubro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.
Lojas com horário estendido e itens mais procurados
Para atender à demanda, as lojas de Ribeirão Preto terão abertura facultativa no feriado de 12 de outubro, das 9h às 17h. Bicicletas, por exemplo, estão entre os itens mais caros e procurados. O índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) aponta alta de 0,68% no valor dos produtos em relação a 2016. Por outro lado, instrumentos musicais e microcomputadores ficaram 6,97% e 15,51% mais baratos, respectivamente.
Aumento nos preços do vestuário infantil
O vestuário infantil também apresentou aumentos: 3,02% em casacos, 2,96% em bermudas e 2,75% em shorts. Apesar dos aumentos em algumas categorias, a expectativa é de um crescimento de 8% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Cincovarp.
As projeções apontam um cenário positivo para o comércio varejista de Ribeirão Preto neste Dia das Crianças, apesar dos reajustes de preços em alguns setores. A abertura facultativa das lojas no feriado visa atender a demanda dos consumidores que deixam as compras para a última hora.



