Docentes elogiam a iniciativa e reforçam a importância das atividades extraclasse para a formação dos alunos
A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto oferece uma programação diversificada até 27 de maio. Alunos do ensino estadual de Cravinhos participaram de atividades com o escritor Cristóvão Teza, debatendo suas obras e trocando experiências. Para o estudante Vinícius Marques dos Santos (17 anos), foi uma experiência enriquecedora, que o levou a se aprofundar na leitura de forma mais significativa.
Encontros literários e formação
A professora Mirian Carrascosa destacou a importância dessas atividades para a formação dos alunos, tirando-os da rotina de sala de aula e promovendo a reflexão pessoal por meio da leitura. A Feira, segundo ela, proporciona um espaço para o silêncio e a aprendizagem, algo essencial para o desenvolvimento.
Oficinas criativas do Sesc
O Sesc também marcou presença com oficinas, como a de produção de livretos personalizados, ministrada por Dandara Martins. Os participantes aprenderam técnicas de encadernação artesanal, criando seus próprios livros para poemas e histórias. Para a estudante Tainá Marveschi Barbosa (17 anos), a oficina foi uma experiência interessante e significativa, permitindo a expressão pessoal por meio da escrita.
Leia também
Espaços de leitura e atividades culturais
O espaço de leitura do Sesc também foi bastante procurado, oferecendo um ambiente tranquilo para a leitura, como relatou Maria Duarda (11 anos). O Sesc ofereceu ainda diversas atividades, como espetáculos de circo e teatro, bate-papos e oficinas, além de uma loja com publicações da editora Sesc com preços promocionais. A Feira Nacional do Livro acontece na Praça 15 de Novembro, no centro de Ribeirão Preto, com entrada gratuita. A programação completa está disponível em Fundação do Livro e Leitura.rp.com.



