Ouça o segundo bloco do programa deste sábado (24)
Neste sábado, 24 de março de 2018, o programa Almanac da CBN discutiu o tema da felicidade, com a psicóloga Caroline Rangel e Sidney Peteck, membro da Sociedade Brasileira de Coaching.
A Felicidade no Ambiente Hospitalar
Caroline Rangel, psicóloga do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e mestre pela USP, compartilhou sua experiência com pacientes em tratamento e em final de vida. Ela destacou a importância de iniciativas como a visita de doutores palhaços, que proporcionam momentos de leveza e descontração, quebrando a rotina muitas vezes angustiante do ambiente hospitalar. Para pacientes com doenças crônicas ou em final de vida, esses momentos de alegria são fundamentais para aliviar o sofrimento e permitir que eles se desconectem da angústia da doença, mesmo que por um curto período. A psicóloga ressaltou que a definição de felicidade muda ao longo da vida, e para pacientes em final de vida, pequenas coisas, como um sorvete ou um banho, podem trazer grande satisfação.
Autoestima e o Caminho para a Felicidade
Sidney Peteck abordou a questão da autoestima e como trabalhar para recuperá-la. Ele explicou que, segundo a pirâmide de Maslow, a autoestima está no topo, e é difícil alcançá-la sem atender às necessidades básicas de segurança e sociais. Peteck também discutiu o papel dos “sabotadores” – hábitos e distrações que impedem as pessoas de alcançar seus objetivos – e como o coaching pode ajudar a identificar e superar esses obstáculos, auxiliando as pessoas a saírem da zona de conforto e a se aproximarem da auto-realização.
Leia também
A Busca pela Felicidade: Uma Invenção Pessoal
Caroline e Sidney discutiram a complexidade da felicidade, com Caroline comparando a busca pela felicidade completa a um filme, Stalker, onde personagens se recusam a entrar em uma sala que contém todas as promessas de felicidade, pois isso eliminaria o desejo e a busca contínua. A psicóloga defendeu que a felicidade é uma invenção pessoal, uma construção individual, e que a satisfação parcial dos desejos é essencial para manter o movimento e a busca por novas experiências. Sidney complementou com os quatro passos de Martin Seligman para a felicidade: emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos e propósito de vida. Ambos concordaram que a busca pela felicidade é um processo contínuo e individual, com diferentes caminhos e perspectivas.
O programa finalizou com os dois especialistas reforçando a importância da busca individual pela felicidade, incentivando os ouvintes a se conectarem com seus próprios desejos e a encontrarem satisfação em pequenas conquistas, mesmo que a felicidade total seja uma meta inatingível. Sidney Peteck finalizou alertando sobre a importância de escolher um profissional de coaching qualificado.



