Jornalista Marcelo Fontes atualiza as últimas notícias da política ribeirão-pretana. Clique e ouça!
Polêmica sobre o número de vereadores em Ribeirão Preto
A Câmara Municipal de Ribeirão Preto tem debatido a mudança no número de cadeiras de vereadores, de 22 para 27. Um projeto de lei nesse sentido foi apresentado, gerando discussões acaloradas. Uma audiência pública inicialmente prevista foi cancelada por irregularidades no processo de convocação. Um novo pedido de audiência para 15 de fevereiro foi proposto, mas ainda não foi votado, aguardando a decisão do vereador André Trindade, autor da emenda, sobre a retirada do projeto. A falta de consenso entre os vereadores e a mobilização da sociedade contra o aumento, devido ao momento próximo ao recesso, levam a crer que não há votos suficientes para aprovar a emenda no momento.
Ação judicial da ex-prefeita D’Arce
A ex-prefeita de Ribeirão Preto, D’Arce Vérez, teve negado seu pedido judicial para receber cerca de R$ 250 mil referentes a férias atrasadas do período em que esteve à frente da prefeitura (2009-2016). A juíza Lucilene Aparecida Canela entendeu que o prazo para solicitar essas férias, setembro de 2019, já havia expirado. A advogada da ex-prefeita não retornou aos contatos da reportagem. Apesar da negativa em primeira instância, a ex-prefeita ainda pode recorrer da decisão em instâncias superiores.
Situação indefinida
Tanto a questão do aumento do número de vereadores quanto o pedido de férias da ex-prefeita permanecem indefinidos. No primeiro caso, a falta de apoio político e a pressão pública dificultam a aprovação da emenda. No segundo, a decisão judicial desfavorável pode ser revertida por meio de recursos, mas a perda do prazo legal representa um obstáculo significativo.
Leia também
- Justiça condena Prefeitura de Ribeirão Preto a pagar férias não usufruídas à ex-prefeita Dárcy Vera
- Veto aumento deputados federais: Políticos reagem a veto do presidente Lula ao aumento de cadeiras no Congresso
- Mulher se irrita com demora no atendimento, derruba e joga cadeiras em pronto-socorro de Franca