O período de férias escolares é um momento estratégico para pais e responsáveis colocarem a caderneta de vacinação das crianças em dia e reforçarem cuidados com a saúde. Em entrevista à CBN Ribeirão Preto, a infectologista pediátrica Silvia Fonseca destacou a importância da imunização desde a gestação, além da atenção redobrada com bebês e crianças pequenas durante o verão.
A médica alertou para riscos comuns nesta época, como desidratação, viroses transmitidas por alimentos e água contaminados, além da exposição excessiva ao sol. Entre as orientações estão a manutenção da amamentação, oferta frequente de água para crianças maiores, cuidado com alimentos fora da geladeira e uso correto de proteção solar, especialmente em uma região de altas temperaturas como Ribeirão Preto.
A especialista também chamou atenção para a prevenção de afogamentos, infecções respiratórias e para a necessidade de checar vacinas atrasadas, incluindo a imunização contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos. Para ouvir todas as orientações e entender como garantir férias mais seguras e saudáveis para os pequenos, acesse o áudio e ouça a coluna completa.
Leia também
- Autorização digital facilita viagens de crianças e adolescentes durante as férias escolares
- Aumento das funções de diaristas durante o período de férias escolares é permitido por lei?
- Prevenção saúde bucal em crianças: Campanha “Julho Laranja” busca conscientizar para a importância da saúde bucal em crianças