Projeto está em fase de testes na linha Ribeirão Verde I; pelo cartão de débito, usuário pode fazer a recarga dentro do veículo
Ribeirão Preto inicia testes de recarga de cartões de ônibus em veículos
Teste piloto
O Consórcio Pró Urbano, em parceria com a empresa de tecnologia iBrasil, deu início a um projeto piloto que permite a recarga de cartões de transporte coletivo diretamente nos ônibus. O teste começou em um ônibus da linha Ribeirão Verde e, em breve, será expandido para mais veículos. A iBrasil desenvolveu um equipamento que realiza a recarga via cartão de débito, em um processo que leva cerca de 10 a 15 segundos.
Funcionalidades e pontos de recarga
Para utilizar o serviço, o passageiro insere seu cartão no equipamento e informa o valor desejado, efetuando o pagamento com cartão de débito. Além desse novo método, a cidade conta com mais de 200 pontos de recarga espalhados pela cidade, localizados em postes. Para encontrar o ponto mais próximo, basta acessar o site www.ritmoriberão.com.br. O usuário também pode recarregar seu cartão pela internet, via aplicativo ou boleto bancário, e pode andar com crédito negativo.
Leia também
Próximos passos e outras melhorias
O teste piloto terá duração inicial de 30 dias, podendo ser prorrogado. Após esse período, será avaliada a viabilidade de implantação definitiva do sistema em toda a cidade. Paralelamente, a prefeitura de Ribeirão Preto também anunciou um projeto de instalação de câmeras inteligentes de monitoramento nos corredores de ônibus, visando melhorar o tráfego e a segurança. Quanto à tarifa, ainda não há novidades, mas a prefeitura já entrou com recurso em São Paulo aguardando decisão.



