Padarias projetam um grande aumento nas receitas, mas trabalho é realizado a todo vapor para atender a demanda
Com a proximidade das festas de fim de ano, as padarias intensificam a produção de pratos prontos para as ceias de Natal, atendendo a um aumento significativo na demanda. Segundo o repórter Fábio Maquisel, esse movimento exige um planejamento detalhado e antecipado por parte dos empresários do setor.
Planejamento antecipado: Na Padaria da Nêmora, o planejamento para as encomendas de fim de ano começa até um ano antes. A proprietária realiza uma análise do comportamento do consumidor para ajustar a oferta de produtos, observando tendências como a preferência por aves natalinas, como peru e chester, além da carne bovina, que é a proteína mais vendida. A compra dos insumos para a produção inicia cerca de seis meses antes do Natal, com negociações que começam em agosto.
Produção e volume de vendas: A Padaria da Nêmora produz aproximadamente 2.350 itens diferentes, incluindo pratos principais, farofas, sobremesas e panetones artesanais. São adquiridas grandes quantidades de ingredientes, como uma tonelada e 250 quilos de proteínas variadas (carnes, aves, camarão, bacalhau e pernil) e 900 quilos de frutas secas. Em dezembro, são produzidos cerca de 2 mil panetones artesanais, feitos com ingredientes de qualidade. Nos dias 24 e 31, a padaria atende cerca de 500 encomendas por dia.
Expectativas de vendas: A expectativa da Padaria da Nêmora é que as vendas de pratos para a ceia de Natal aumentem 10% em relação ao ano anterior. O movimento do estabelecimento durante todo o mês deve ser 50% maior, impulsionado pela venda de cestas de Natal e pelo funcionamento do salão de chá e café. Na Padaria do Áureo, as encomendas para o Natal começaram em outubro, e o proprietário relata que há uma fila de espera para pedidos, inclusive para entrega em outras localidades, como o Guarujá.
Praticidade para os consumidores: Clientes que fazem encomendas nas padarias destacam a praticidade de adquirir pratos prontos para a ceia, evitando o trabalho de preparar os alimentos em casa durante a correria das festas. Uma consumidora que encomenda na Padaria da Nêmora há três anos ressaltou a qualidade dos pratos e a conveniência do serviço:
“A qualidade dos pratos é excelente e o serviço facilita muito, especialmente nessa época do ano, quando o tempo é curto.”
Informações adicionais
Os dados apresentados referem-se às informações fornecidas pelos proprietários das padarias e clientes, sem divulgação de números oficiais de vendas ou faturamento.



