UTIs do SUS estão próximas de um colapso devido ao crescimento no número de internações
Franca enfrenta grave situação com 100% de ocupação em leitos de UTI exclusivos para Covid-19, segundo boletim epidemiológico de domingo. Considerando hospitais particulares, a taxa de ocupação na cidade chega a 90%, levando o governo a classificar a região na fase vermelha do plano de retomada.
Aumento de Casos e Festas Clandestinas
De acordo com Felipe Granzotti, da vigilância em saúde de Franca, houve um aumento significativo de casos positivos de coronavírus desde a metade de dezembro. Esse crescimento está diretamente ligado ao aumento de eventos em bares, restaurantes e festas clandestinas, incluindo festas de fim de ano. A situação atual da cidade é consequência desse período de maior flexibilização.
Dificuldades na Fiscalização e Denúncias
A fiscalização enfrenta dificuldades devido à alta demanda e à quantidade limitada de fiscais. Um ouvinte relatou a ineficiência de denúncias sobre aglomerações em um bar na Avenida Ismael Alonso, mesmo após a denúncia, o movimento continuou. Granzotti explica que a abordagem em locais com grande aglomeração requer estratégia e, por vezes, a ação é realizada em etapas, priorizando a segurança dos fiscais. Em alguns casos, a intervenção completa, com autuação e interdição, ocorre no dia seguinte à denúncia. O bar em questão, após diversas tentativas de orientação sem sucesso, foi interditado e autuado, respondendo atrásra a um processo administrativo.
Fiscalização e Ações da Prefeitura
A vigilância sanitária realiza diariamente ações de fiscalização em toda a cidade, verificando o cumprimento dos protocolos sanitários em estabelecimentos comerciais. A prefeitura, em conjunto com a vigilância, tem trabalhado para conter festas ilegais, com foco atrásra em chácaras e locais fora da área urbana, após o sucesso na redução de eventos em áreas urbanas. Há indícios de resultados positivos, com eventos cancelados ou transferidos para cidades vizinhas.
A situação em Franca demonstra a complexidade do controle da pandemia, exigindo um esforço conjunto entre a população, a vigilância sanitária e a prefeitura para conter o avanço da Covid-19 e garantir a segurança da população.



