Erveira da Feira Ver-o-Peso, de Belém, estará em Ribeirão Preto às 20h desta quinta-feira; entrada é gratuita
O Sesc Ribeirão Preto recebe hoje, às 20h, uma figura emblemática do mercado Ver-o-Peso, em Belém do Pará: Bete Cheirozinha. Herveira com décadas de experiência, Bete compartilhará seus conhecimentos ancestrais sobre as plantas da Amazônia, transmitidos por sua mãe e avó.
A Tradição do Ver-o-Peso
Bete Cheirozinha é uma das herveiras mais famosas do Ver-o-Peso, onde trabalha há cerca de 30 anos. Sua fama não se deve apenas ao seu conhecimento, mas também ao seu carisma e desenvoltura, que a tornaram uma figura representativa no mercado. Ela trará ao Sesc Ribeirão um pouco dessa tradição peculiar do Pará, falando sobre o poder medicinal das ervas da Amazônia e as famosas essências procuradas para diversos fins.
O Poder Medicinal das Ervas Amazônicas
Com quase 50 anos de experiência, Bete possui um conhecimento profundo sobre as ervas da Amazônia. Ela é frequentemente convidada por universidades e instituições de saúde para compartilhar seus saberes, especialmente sobre plantas que só existem na região. Embora haja diferentes crenças sobre o poder dessas ervas, alguns cientistas já comprovaram cientificamente suas propriedades medicinais.
Festival da Cultura Paraense
O encontro com Bete Cheirozinha faz parte do Festival da Cultura Paraense, que acontece no Sesc Ribeirão Preto de 5 a 30 de março. A programação do festival se encerra com um bate-papo entre Bete e o historiador Cadu de Castro, que também possui vivência no Pará. Eles conversarão sobre a Alter do Chão e a Ilha de Marajó.
O evento é gratuito, tem classificação livre e promete ser uma oportunidade única de conhecer um pouco mais sobre a cultura e os saberes da Amazônia.



