Sapateado, ballet, Jazz, danças urbanas e contemporâneas estão entre as atrações
Ribeirão Preto se prepara para receber a 5ª edição do Festival Filadelfedense no palco do Teatro Pedro II. O evento, que acontecerá amanhã, reunirá escolas de dança de 13 cidades brasileiras em um espetáculo que promete encantar o público. Para detalhar a programação e as novidades desta edição, conversamos com Thiago Rodrigues, produtor executivo do festival.
Coreografia de Abertura: Uma Celebração da Dança Nacional
A coreografia que abrirá o festival é “Águas Primaveris”, apresentada por dois bailarinos de São Paulo. Uma das bailarinas, Marília Antoniase, é natural de Ribeirão Preto e tem se destacado no cenário do balé nacional, integrando uma companhia em São Paulo. A escolha desta coreografia reflete o compromisso do festival em valorizar talentos de diversas regiões do país.
Processo Seletivo: Elevando o Nível do Festival
Este ano, a organização do festival implementou um processo seletivo para as coreografias. Anteriormente, todas as inscritas participavam automaticamente da mostra. Para esta edição, foram inscritas mais de 105 coreografias de escolas de Ribeirão Preto, cidades da região, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Dois avaliadores foram contratados para selecionar as 42 coreografias que serão apresentadas amanhã. Além das apresentações, o festival oferece oficinas de dança em diversas modalidades, como jazz, sapateado, dança contemporânea, danças urbanas e balé clássico. As vagas para as oficinas foram preenchidas através de inscrição prévia.
Leia também
Apresentação Especial e Ingresso Solidário
A Companhia Municipal de Arraial do Cabo, do Rio de Janeiro, presenteou o festival e a cidade com uma apresentação especial. Além de terem duas coreografias selecionadas para o festival no Teatro Pedro II, a companhia se apresentará gratuitamente hoje à noite no Céu das Artes, no Complexo Ribeirão Verde. O acesso ao festival e às oficinas é feito através de ingresso solidário. As inscrições para as coreografias foram realizadas mediante a doação de leite, as inscrições para os cursos e oficinas foram feitas com a doação de latas de leite em pó, e o ingresso para a mostra de amanhã é a doação de dois quilos de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto.
O 5º Festival Filadelfedense acontecerá amanhã, às 20h, no Teatro Pedro II. Uma iniciativa que une arte e solidariedade, beneficiando a comunidade através da dança.



