Médica hematologista explica o que é a doença e fala sobre como o tratamento precoce pode ser fundamental; entenda!
Fevereiro Laranja: Conscientização e Prevenção da Leucemia
Tipos de Leucemia e Diagnóstico Precoce
A leucemia, um tipo de câncer do sangue, se origina nas células da medula óssea responsáveis pela produção sanguínea. Existem dois tipos principais: leucemias agudas e crônicas. As leucemias agudas são as mais graves e requerem diagnóstico precoce devido à sua gravidade, embora possuam tratamento e cura. A detecção precoce é crucial.
Sintomas e Sinais de Alerta
Sintomas como anemia (palidez), fraqueza, dificuldade de concentração (com início em até algumas semanas), infecções graves e sangramentos (manchas roxas, sangramentos digestivos) são sinais de alerta. Nem todos os sintomas aparecem simultaneamente, mas a presença de dois ou três deles exige consulta médica imediata. O aparecimento rápido e progressivo de manchas roxas é um sinal particularmente importante.
Leia também
Exames e Diagnóstico
Um hemograma simples pode indicar a necessidade de exames mais específicos. Com base nos sintomas e alterações no hemograma, o médico encaminha o paciente a um especialista para diagnóstico final, que envolve exames de medula óssea. A atenção e a busca por ajuda médica são fundamentais para o diagnóstico e tratamento eficazes da leucemia.
Portanto, a conscientização sobre os sintomas e a importância da busca por atendimento médico oportuno são vitais para o sucesso no combate à leucemia. A detecção precoce aumenta significativamente as chances de tratamento eficaz e cura.



