Neste mês, média de 6 mil toneladas foram exportadas; ano passado, foram mais de 10 mil toneladas que saíram do Brasil
Exportações de Café em Queda
Dados preliminares do governo apontam uma queda significativa nas exportações de café verde em fevereiro de 2024. A média diária ficou em 6 mil toneladas, uma redução considerável se comparada à média de 10.960 toneladas registradas em fevereiro de 2022. Essa queda é refletida nos números da Secretaria de Comércio Exterior.
Revisão na Projeção da Safra
Com base em dados recentes sobre a área plantada e informações do governo, consultorias de agronegócio revisaram para baixo a projeção da produção de café arábica para a safra 2023-2024. A nova estimativa é de 42,3 milhões de sacas, inferior aos mais de 45 milhões de sacas projetados anteriormente. A revisão se deve aos impactos negativos da estiagem sofrida pelas lavouras no final do ano passado, que afetou a floração.
Preços Sustentados
Apesar das chuvas recentes, os especialistas afirmam que os impactos da estiagem não foram totalmente revertidos. A menor produção brasileira deve sustentar os preços do café no mercado internacional, dificultando a reposição de estoques nos países consumidores.
Leia também
As informações apresentadas refletem os dados disponíveis até a terceira semana de fevereiro e são baseadas em informações governamentais e consultorias do setor. A situação do mercado cafeeiro continuará sendo monitorada e novas atualizações serão fornecidas.