Ladrões tentaram levar cabos no Ipiranga, mas não conseguiram retirar o material devido aos sistemas de segurança
Mais um caso de tentativa de furto de fiação em semáforos foi registrado em Ribeirão Preto. Desta vez, na Avenida Dom Pedro, entre as ruas Piauí e Espírito Santo, os equipamentos ficaram sem funcionar por cerca de uma hora. Embora os ladrões não tenham conseguido levar os fios devido a um sistema de trava no cabo de energia, o incidente causou transtornos no trânsito.
Ações da Transerp
De janeiro a atrássto de 2023, a Transerp registrou mais de 2.600 metros de cabos de semáforos furtados, totalizando 70 ocorrências. Os prejuízos com reparos ultrapassam R$ 32 mil, sendo a região norte a mais afetada. A empresa tem adotado medidas para dificultar os furtos, como a instalação de proteção metálica nos cabos e a utilização de sistemas subterrâneos.
Prejuízos e Soluções
O diretor de transportes da Transerp, José Mauro de Araújo, destaca que o problema é crônico em grandes cidades brasileiras. Ele enfatiza a importância da denúncia por parte da população (190) e a colaboração da Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana. Além disso, a Transerp está investindo em um sistema de monitoramento com câmeras em tempo real, centralizado no CCO (Centro de Controle Operacional), para agilizar a resposta a esse tipo de crime. A instalação de proteções metálicas nos cabos e o uso de sistemas subterrâneos são medidas paliativas, mas que contribuem para a diminuição dos furtos.
Leia também
- Prefeitura e Forças de Segurança traçam estratégias para combater furto de fiação em Ribeirão Preto
- Fios soltos, pendurados, caídos nas ruas... fiação irregular também é dor de cabeça para a população
- Aumento de pena para furto de: Projeto que aumenta as penas para quem furta fios vai para a sansão do presidente Lula
Impactos e Prevenção
Os prejuízos financeiros são significativos, comprometendo a instalação de novos semáforos e a manutenção da infraestrutura viária. A população pode contribuir denunciando qualquer atitude suspeita ao ligar para o 190. A instalação de um sistema de monitoramento por câmeras, que será concluído até o final do ano, ajudará a identificar e deter os criminosos em flagrante. A combinação de medidas preventivas e o trabalho conjunto entre a Transerp, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana são essenciais para combater esse problema e garantir a segurança viária na cidade.



