Pela primeira vez, programa oferece reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas
Começaram hoje as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Governo Federal que financia cursos em faculdades particulares. Neste semestre, o programa traz novidades e importantes mudanças para os estudantes.
Fies Social e Reserva de Vagas
Assim como no último semestre, o Fies Social reserva 50% das vagas para candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos e com cadastro atualizado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Esses candidatos podem solicitar financiamento de até 100% do valor das mensalidades. Como novidade, o programa atrásra também reserva vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Inscrições e Cronograma
As inscrições são gratuitas e vão até 27 de atrássto, pelo site acessuúnico.mec.gov.br/fies. O candidato deve selecionar até três opções de curso, em ordem de preferência. O resultado será divulgado em 9 de setembro, com a complementação da inscrição pelos pré-selecionados ocorrendo entre 10 e 12 de setembro. O MEC poderá realizar novas contratações por meio de lista de espera para vagas não ocupadas, com convocações entre 16 de setembro e 29 de outubro. Os pré-selecionados na lista de espera têm até três dias úteis após a convocação para complementar a inscrição.
Leia também
Portanto, estudantes que buscam financiamento para o ensino superior devem acessar o site e realizar suas inscrições o quanto antes. Fiquem atentos ao cronograma para não perderem os prazos e garantir a participação neste importante programa governamental.



