Quem traz os detalhes dos protocolos e da importância do programa de doação é o médico intensivista Marcelo Bonvento
O tema da doação de órgãos ganhou destaque recentemente com o transplante realizado no apresentador Fausto Silva. Para entender melhor este processo e como a sociedade pode contribuir, conversamos com o Dr. Marcelo Bonvento, médico intensivista e coordenador da Organização de Procura de Órgãos de Ribeirão Preto.
Doação de Órgãos: Um Sistema Dinâmico e Eficaz
Dr. Marcelo explica que o sistema de transplantes no Brasil é público e garante acesso integral à saúde. Apesar de existir uma “lista de espera”, o processo é dinâmico, com transplantes ocorrendo constantemente. Como exemplo, ele cita que em um único dia, 8 pessoas receberam transplantes no Brasil. Em Ribeirão Preto, a organização de procura de órgãos realiza em média três transplantes por dia, demonstrando a eficiência do sistema.
O Processo de Doação e os Tipos de Transplantes
O médico esclarece que, em caso de morte encefálica irreversível, uma pessoa pode salvar até oito vidas, doando órgãos e tecidos. Atualmente, além de órgãos, também são realizados transplantes de tecidos como córneas e ossos, com o transplante de pele em fase de implementação. Alguns órgãos, como rins e fígado, permitem doação de doador vivo.
Conscientização e o Setembro Verde
Dr. Marcelo destaca a importância da doação consentida, onde a família autoriza a doação após o falecimento. Para aumentar a conscientização, o Setembro Verde promove diversas atividades, como mesas redondas com famílias doadoras, jogos entre transplantados e médicos, e palestras em escolas. A alta taxa de sucesso dos transplantes (em torno de 95%) reforça a importância da doação e a viabilidade deste procedimento para diversas doenças crônicas.
A conversa com o Dr. Marcelo Bonvento esclareceu o funcionamento do sistema de transplantes no Brasil, a importância da doação de órgãos e a necessidade de conscientização da população. A transparência do processo e a alta taxa de sucesso dos transplantes demonstram a eficácia do sistema e a esperança que ele oferece a milhares de pessoas.



