CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Filarmônica de Pitangueiras inicia projeto nesta sexta-feira

'Meu Bairro Têm Concerto' passará por diversos espaços públicos durante este mês com objetivo de popularizar a música clássica
Filarmônica de Pitangueiras
'Meu Bairro Têm Concerto' passará por diversos espaços públicos durante este mês com objetivo de popularizar a música clássica

‘Meu Bairro Têm Concerto’ passará por diversos espaços públicos durante este mês com objetivo de popularizar a música clássica

A Orquestra Filarmônica de Pitangueiras traz o projeto “Meu Bairro Tem Concerto” para levar a música erudita a diferentes locais da cidade.

Música para todos

Com o objetivo de democratizar o acesso à música clássica, o maestro Wetherson Duque destaca a importância de levar as apresentações a locais onde a música erudita não é tão presente. O projeto visa musicalizar Pitangueiras, cidade considerada carente de eventos culturais e musicais educativos, principalmente para a juventude.

Apresentações e locais

Serão três apresentações didáticas em maio, com os músicos visitando escolas para apresentar os instrumentos e falar sobre eles para as crianças. Concertos também ocorrerão em espaços públicos de Pitangueiras e no distrito de Ibituva, com locais escolhidos em conjunto pela orquestra e a Secretaria de Cultura e Esportes. As apresentações acontecem em escolas municipais: dia 11 de maio na Escola Municipal Lucimara Cristina Vilela Teixeira (Jardim São Gabriel), dia 18 na Escola Municipal Professora Dirce Dias (Jardim Veneza) e dia 25 na Escola Municipal Antônio Domingos Paro (Ibituva), sempre às 19h e com entrada gratuita.

Orquestra e futuro

Com 12 anos de história, a Filarmônica de Pitangueiras já se apresentou com diversos artistas consagrados, como Daniel e Mato Grosso e Mathias. O maestro Duque destaca a intenção de fortalecer a música na própria cidade, aproveitando o reconhecimento regional da orquestra. Além do repertório clássico, o projeto inclui músicas populares, dos anos 80 e sertanejas. A meta é inspirar crianças e jovens a se juntarem à orquestra, formando uma orquestra júnior e expandindo a tradição musical na região. A iniciativa promove a disciplina e o autocontrole, com inscrições para cursos de musicalização disponíveis nos locais das apresentações.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.