Dupla teria conseguido os imunizantes quando o município começou a vacinar os profissionais autônomos da saúde
Suspeita de fura-fila em São Joaquim da Barra gera investigação policial e sindicância na prefeitura.
Irmãos suspeitos de fraude
Dois jovens, de 18 e 24 anos, receberam a vacina contra a Covid-19 em um posto de saúde de São Joaquim da Barra alegando serem funcionários de uma farmácia. No entanto, uma denúncia anônima revelou que eles seriam filhos do dono do estabelecimento, tendo recebido as doses destinadas a profissionais autônomos da saúde.
Investigação em andamento
A prefeitura de São Joaquim da Barra abriu uma sindicância para apurar o caso, afastando uma auxiliar de enfermagem e uma enfermeira que trabalhavam no dia da aplicação das doses. O diretor técnico de saúde, José Eduardo de Castro, solicitou a lista de funcionários da farmácia para averiguação. A polícia também investiga o caso, podendo os irmãos responderem por crime e pagarem multa prevista em lei estadual recente (R$ 49 mil). O delegado José Bernardino Alecrín pretende ouvir os irmãos, os agentes de saúde envolvidos e o dono da farmácia, que pode responder por falsidade ideológica.
Leia também
Prefeitura altera estratégia de vacinação
Após o ocorrido, a prefeitura, que anteriormente buscava agilizar a vacinação, mudará sua estratégia, passando a investigar em loco o processo de imunização. São Joaquim da Barra possui 13 leitos de UTI Covid, com 11 ocupados no momento. A prefeitura afirma que todos os quase 3.400 profissionais da saúde do município já foram vacinados com as duas doses.



