CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Filhotes de guaxinim nascem no bosque Fábio Barreto

Animal é de difícil reprodução em cativeiro
filhotes de guaxinim
Animal é de difícil reprodução em cativeiro

Animal é de difícil reprodução em cativeiro

O Bosque Fábio Barreto, em Ribeirão Preto, comemora o nascimento de dois filhotes de mão-pelada (Chironectes minimus), também conhecidos como guaxinins, na primeira semana de janeiro. Este evento representa um marco para o zoológico, já que é a primeira vez que a reprodução da espécie ocorre em cativeiro no local.

Novos Moradores no Bosque

Com mais de 700 animais de 180 espécies diferentes, o Bosque Fábio Barreto amplia sua biodiversidade com a chegada dos dois filhotes. Os pais, Agathe e Jack, residem no bosque há dois anos e são responsáveis por este sucesso reprodutivo. A espécie, de hábitos noturnos, é conhecida por sua habilidade de escalar e nadar, e seu nome peculiar se deve à ausência de pelos em suas patas.

Desafio da Reprodução em Cativeiro

Segundo Alexandre Carvalho-Golveia, o zootecnista responsável, a reprodução de mão-peladas em cativeiro é extremamente rara. A gestação dura 64 dias, e os filhotes permanecem no ninho por 12 semanas antes de se aventurarem para fora com a mãe. A equipe do Bosque Fábio Barreto celebra este acontecimento como um grande feito, considerando a dificuldade em reproduzir a espécie mesmo em recintos autorizados pela Secretaria do Estado.

Visita aos Filhotes

Quem desejar conhecer os recém-nascidos, pode visitar o Bosque Fábio Barreto, localizado na Rua Liberdade (sem número), Campos Elíseos, de quarta a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.