Ouça a coluna ‘CBN Cinema’, com Marcos e André de Castro
Hoje, vamos explorar duas indicações ao Oscar de Melhor Atriz de 2016, analisadas pelo especialista Marcos de Castro: o drama “Carol” e a comédia dramática “Joy: O Nome do Sucesso”. Prepare-se para descobrir se a atuação das protagonistas justifica a atenção que receberam.
“Joy”: Uma História Real Diluída
“Joy” narra a história real da inventora do esfregão temático, explorando sua jornada e o mundo dos canais de venda televisiva. No entanto, o filme se perde em detalhes excessivos sobre a família da protagonista, desviando-se da narrativa central. A reunião do trio David O. Russell, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper e Robert De Niro, que já havia rendido frutos em “O Lado Bom da Vida” e “Trapaça”, não se repete aqui. Apesar das expectativas, o filme pode agradar quem não espera uma comédia, mas sim um drama.
“Carol”: Romance e Atuações Brilhantes em Meio a Clichês
“Carol” é um drama que acompanha um romance na década de 1950. Cate Blanchett, no papel de Carol, entrega uma atuação excepcional. No entanto, o filme, apesar da recriação cuidadosa da época, não traz grandes inovações narrativas. O romance em si parece seguir fórmulas já conhecidas, e a cena de amor entre as protagonistas, interpretadas por Cate Blanchett e Rooney Mara, não explora o potencial da ousadia que o tema permitiria. A indicação de Cate Blanchett ao Oscar é merecida, mesmo que o filme em si não corresponda totalmente às expectativas.
Leia também
As Atrizes Valem a Pena
Apesar das críticas aos filmes, Marcos de Castro enfatiza que a atuação de Cate Blanchett em “Carol” e de Jennifer Lawrence em “Joy” são pontos altos que merecem ser apreciados. Em “Carol”, a recriação da década de 50 também se destaca. Em resumo, mesmo que os filmes apresentem falhas, a performance das atrizes e o cuidado com a ambientação podem justificar a experiência.
Em última análise, a apreciação de “Carol” e “Joy” dependerá do olhar individual de cada espectador, mas a qualidade das atuações femininas é inegável e representa um convite para conferir os filmes.



