Temporada de pesca atrai turistas da região e de outros estados, que movimentam a economia da cidade
As chuvas abundantes desde o final do ano passado causaram um aumento significativo nos níveis dos rios e reservatórios da região de Colômbia. Este fenômeno natural resultou em um impacto positivo na economia local, impulsionando o turismo e os negócios na região.
Pesca esportiva e o turismo em alta
Com a liberação da pesca esportiva em 1º de março, após o período de piracema, Colômbia tem atraído um grande número de turistas. Pousadas estão lotadas, com reservas iniciadas em fevereiro, e o movimento se estende por março e abril. Turistas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e outros estados têm procurado a região para aproveitar a pesca no Rio Grande, que está com o nível de água acima do habitual.
Impacto econômico positivo em diversos setores
O aumento do turismo tem gerado impactos positivos em diversos setores da economia local. Dona Maria Rosa Leite, proprietária de uma pousada com capacidade para mais de 60 pessoas, relata que suas reservas estão completas. Cristina de Souza, dona de um restaurante próximo ao Rio Grande, também comemora o aumento significativo no movimento, com mais clientes locais e turistas frequentando seu estabelecimento. O aluguel de barcos também tem se beneficiado da situação.
Leia também
Um cenário de recuperação e crescimento
Avânia Cristina da Silva, superintendente de turismo de Colômbia, destaca que o turismo movimenta todos os setores da cidade, desde o comércio local até os serviços de hospedagem e aluguel de barcos. Este cenário positivo contrasta com a situação anterior de estiagem prolongada, quando o baixo nível do rio dificultava até mesmo a navegação. A abundância de água é benéfica não apenas para o turismo, mas também para a natureza e a economia de Colômbia, que depende fortemente do ecoturismo.



