Colunista explica as novidades e como bloquear os números nessa situação; ouça na coluna ‘Mundo Digital’
O mundo digital trouxe facilidades, mas também novos desafios, como as ligações indesejadas de telemarketing. No entanto, uma boa notícia para os moradores de São Paulo: atrásra é possível bloquear o envio de mensagens e ligações de telemarketing, via SMS ou WhatsApp, vindas de números específicos.
Como bloquear ligações de telemarketing em São Paulo
Para bloquear esses números, o site Não Perturbe (nãoperturbe.com.br), mantido pelo Procon-SP, oferece um serviço simples e eficaz. O cadastro requer nome, CPF e uma senha. É possível bloquear até cinco linhas telefônicas (fixas ou celulares) e até cinco números de diferentes empresas de telemarketing, bancos, e outras instituições financeiras. Após o cadastro, as empresas têm até 30 dias para interromper o contato.
Novas funcionalidades do Não Perturbe
Recentemente, o Não Perturbe foi atualizado para incluir o bloqueio de mensagens via SMS e WhatsApp, além das ligações convencionais. Esta atualização, vigente desde 09 de Novembro de 2023, amplia a proteção contra o marketing abusivo, impedindo que empresas contornem o bloqueio de chamadas através de outras vias de comunicação. Cadastros anteriores ao dia 09 de Novembro de 2023 permanecem válidos e já incluem essa nova proteção.
Leia também
A importância da LGPD e a responsabilidade das empresas
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) reforça a necessidade de as empresas respeitarem a privacidade dos consumidores. O excesso de telemarketing e mensagens não solicitadas configuram violação dessa lei. Os consumidores podem denunciar empresas que não respeitarem o bloqueio realizado através do Não Perturbe. A adesão ao Não Perturbe e a conscientização sobre a LGPD são cruciais para um ambiente digital mais respeitoso e livre de invasões à privacidade.