CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim de ano registra aumento de atendimentos a pessoas com sintomas gripais

Diretor da Fiocruz Rodrigo Stabile fala sobre a preocupação desses casos
Sintomas gripais fim de ano
Diretor da Fiocruz Rodrigo Stabile fala sobre a preocupação desses casos

Diretor da Fiocruz Rodrigo Stabile fala sobre a preocupação desses casos

A procura por atendimento médico para sintomas gripais aumentou significativamente nos últimos dias em hospitais públicos e particulares. Pacientes apresentam sintomas como síndrome respiratória e influenza, diferentes dos observados na Covid-19.

Aumento da demanda e tempo de espera

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou o aumento na demanda, com hospitais particulares relatando tempos de espera entre 3 e 5 horas para atendimento em pronto-socorro. Essa situação gerou preocupação e motivou uma entrevista com o pesquisador titular da Fiocruz, Dr. Rodrigo Estabile.

Causas do surto fora de época

De acordo com o Dr. Estabile, o surto de influenza A é considerado fora de época no hemisfério sul, sendo sazonal no hemisfério norte. A baixa adesão à vacinação contra a gripe e o aumento da mobilidade global após o relaxamento das medidas de restrição da pandemia contribuíram para a disseminação do vírus.

Prevenção e recomendações

O especialista ressalta a importância de medidas preventivas como higiene das mãos, limpeza de ambientes, uso de máscara em locais fechados e ventilação adequada. Ele destaca que as medidas para evitar a Covid-19 também são eficazes contra a influenza A. Para viajantes, recomenda-se o uso de máscaras, preferencialmente do tipo PFF2 ou N95, em aeroportos, aviões e ônibus. Caso apresente sintomas gripais, recomenda-se evitar viagens. A vacinação contra a Covid-19 e influenza A é incentivada, podendo ser aplicada simultaneamente.

Apesar de algumas informações falsas circularem sobre a gravidade do vírus, o Dr. Estabile enfatiza que a influenza A pode ser preocupante para grupos de risco como gestantes, crianças e idosos. A recomendação é buscar atendimento médico para diagnóstico preciso e tratamento adequado, evitando a propagação do vírus e garantindo um final de ano mais seguro.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.