CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim dos radares móveis reacende debate sobre fiscalização e segurança no trânsito de Ribeirão Preto

Especialista avalia troca por radares fixos e alerta para uso correto da tecnologia e da inteligência artificial
radares
Reprodução/EPTV Campinas

A substituição dos radares móveis por equipamentos fixos em Ribeirão Preto voltou a gerar debate sobre fiscalização e segurança no trânsito. A medida anunciada pela Prefeitura prevê a ampliação de radares fixos em diferentes pontos da cidade, para tornar o controle mais permanente e alinhado à legislação.

Na coluna Direção Preventiva para um trânsito mais seguro, o especialista Ademar Padrão explicou que o uso de radares fixos é o modelo previsto no Código de Trânsito Brasileiro, enquanto os radares móveis deveriam servir apenas para estudos técnicos. Segundo ele, equipamentos fixos garantem maior precisão, melhor captação de imagens e reduzem o risco de erros ou desvio de finalidade na aplicação de multas.

O comentário também abordou o avanço dos chamados radares inteligentes, com uso de inteligência artificial, e reforçou que nem toda infração pode ser autuada sem abordagem do condutor. O respeito aos protocolos legais e ao direito de defesa é essencial para evitar a chamada “multa pela multa”. A análise completa está disponível no áudio da coluna, que pode ser ouvido no site da CBN Ribeirão Preto.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.