Até o momento, de acordo com o Butantan, o estudo será feito em dois centros: Serrana e Belo Horizonte
Estudo investiga imunogenicidade da Coronavac em crianças e adolescentes
Vacinação em crianças e adolescentes
Um novo inquérito sorológico, coordenado pela Fiocruz e pelo Instituto Butantã, avaliará a aplicação da vacina Coronavac em crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. As pesquisas serão realizadas em Serrana (SP) e Belo Horizonte (MG).
Objetivos da pesquisa
Os pesquisadores pretendem analisar a imunogenicidade (capacidade de provocar resposta imune contra a Covid-19), a efetividade (impacto na doença na vida real) e a reatogenicidade (efeitos colaterais) da vacina neste grupo etário. O estudo em Serrana já foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto.
Leia também
Serrana: Local estratégico para a pesquisa
A escolha de Serrana se deve à sua participação no projeto ‘Serrana’, que vacinou em massa sua população adulta contra a Covid-19 com a Coronavac em 2021. A cidade já possui a estrutura logística necessária para a realização do estudo, facilitando o trabalho dos pesquisadores. Detalhes sobre o recrutamento de voluntários serão divulgados em março.
Este novo estudo, em parceria com a Fiocruz e o Instituto Butantã, visa expandir o conhecimento sobre a eficácia da Coronavac em diferentes faixas etárias, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias de imunização mais eficazes.



