CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscais da USP já tinham alertado casal para não aterem fogo em mata

Dupla foi flagrada queimando papéis em uma área da universidade; especialista comenta os impactos ambientais com os incêndios
incêndio mata
Dupla foi flagrada queimando papéis em uma área da universidade; especialista comenta os impactos ambientais com os incêndios

Dupla foi flagrada queimando papéis em uma área da universidade; especialista comenta os impactos ambientais com os incêndios

Nesta entrevista especial da CBN Ribeirão Preto, discutimos um incidente preocupante: um incêndio criminoso em uma área de preservação ambiental da USP. Imagens exclusivas obtidas pela emissora flagraram um casal iniciando o fogo, queimando papéis e, rapidamente, alastrando as chamas. Apesar da rápida ação da Guarda Universitária, o evento destaca a necessidade de conscientização e prevenção.

Incêndio criminoso na USP

O incêndio ocorreu em uma área de reflorestamento da USP, restaurada há 20 anos. A área, embora acessível ao público, é frágil e está sujeita a riscos, principalmente em períodos de seca. O casal flagrado pelas câmeras de segurança foi advertido previamente pela Guarda Universitária, mas mesmo assim prosseguiu com a ação, queimando aproximadamente 150 metros quadrados de vegetação.

Investigação e consequências

A Polícia investiga o caso, baseado no artigo 41 do Código do Meio Ambiente. O casal foi ouvido e alegou que o incêndio foi acidental, apesar de terem sido advertidos. A investigação analisará se o ato foi doloso ou não, considerando a gravidade da situação e o alerta prévio recebido. A CBN Ribeirão Preto disponibilizou as imagens exclusivas do incidente em seu site e redes sociais.

Prevenção e conscientização

A USP, em conjunto com órgãos públicos e a comunidade, tem trabalhado na educação ambiental e na prevenção de incêndios. Apesar dos esforços, a cultura de colocar fogo em terrenos persiste, sendo a causa da maioria dos incêndios. A solução envolve conscientização da população sobre os danos ambientais e a importância da preservação, além de políticas públicas mais efetivas e punições para os infratores. Em 2020, Ribeirão Preto registrou quase 400 focos de incêndio, mas apenas 15 multas foram aplicadas, mostrando a necessidade de maior rigor na fiscalização e denúncias por parte da população.

O incidente na USP serve como um alerta sobre a fragilidade das áreas de preservação e a importância da responsabilidade individual na prevenção de incêndios. A rápida ação da Guarda Universitária minimizou os danos, mas o evento destaca a necessidade contínua de educação ambiental e fiscalização para proteger nossos recursos naturais.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.