Com auxilio da Polícia, os agentes municipais recolheram morangos, panos de prato e cofres
Prefeitura de Ribeirão Preto apreende mercadorias de ambulantes irregulares
Fiscalização em diferentes pontos da cidade
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Departamento de Fiscalização Geral, realizou uma operação que apreendeu mercadorias de ambulantes que atuavam irregularmente em diversos pontos da cidade. A ação, que contou com o apoio da Guarda Civil, ocorreu após denúncias e monitoramento da fiscalização municipal. Foram recolhidos diversos produtos, incluindo brinquedos, redes, cadeiras, mesas, almofadas e tapetes.
Impactos da venda irregular
A venda irregular de produtos por ambulantes impacta diretamente os comerciantes locais que atuam de forma legalizada, pagando impostos e seguindo as normas municipais. Além disso, a falta de regulamentação gera concorrência desleal e prejudica a arrecadação de impostos da cidade. O diretor do Departamento de Fiscalização Geral do Município, Antônio Carlos Muniz, destaca a importância da conscientização do consumidor, que deve evitar a compra de produtos de origem duvidosa, sem garantia e que contribuem para a sonegação de impostos.
Leia também
Alternativas para ambulantes
Antônio Carlos Muniz ressalta que existe a possibilidade de legalização para ambulantes em Ribeirão Preto. É permitido o trabalho de ambulantes em quase toda a cidade, desde que estes se cadastrem na Prefeitura e atuem de forma itinerante, sem fixar-se em um ponto específico. Para realizar o cadastro, os interessados devem apresentar seus documentos pessoais na Prefeitura Municipal. A Prefeitura reforça a importância da denúncia por parte da população e da atuação conjunta de órgãos como a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda do Estado para coibir a venda irregular de produtos e garantir a atuação justa dos comerciantes estabelecidos.



