CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fiscalização identifica bombas adulteradas em postos de combustíveis

Irregularidades foram encontradas em três dos sete locais visitados no primeiro dia da operação
bombas adulteradas postos
Irregularidades foram encontradas em três dos sete locais visitados no primeiro dia da operação

Irregularidades foram encontradas em três dos sete locais visitados no primeiro dia da operação

Uma operação conjunta entre o Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e o Procon flagrou irregularidades em postos de combustíveis em Ribeirão Preto. No primeiro dia da ação, sete postos foram fiscalizados, com problemas detectados em três deles. Dois foram autuados e um chegou a ser interditado.

Irregularidades Encontradas

De acordo com Luiz Eduardo Galdiano, delegado regional do Ipem, os postos autuados estavam fornecendo uma quantidade de combustível menor do que a indicada nas bombas. Em um dos casos mais graves, uma bomba entregava 260 ml a menos a cada 20 litros abastecidos. Ou seja, o consumidor pagava por 20 litros, mas recebia apenas 19,74 litros.

Punições e Direitos do Consumidor

Os postos autuados têm um prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Ipem. As multas podem variar desde uma advertência até R$ 30 mil. O Ipem orienta o consumidor a acompanhar o abastecimento, verificando se a bomba está zerada antes do início e comparando o valor indicado na bomba com o cupom fiscal. Outra dica importante é verificar a capacidade do tanque do veículo, pois se a quantidade de litros ultrapassar a capacidade, pode haver fraude na bomba.

Como Denunciar

Caso o consumidor suspeite de alguma irregularidade, ele pode fazer a denúncia ao Ipem, que irá fiscalizar o posto e verificar a procedência da denúncia. O telefone da ouvidoria do Ipem é 0800-013-0522, disponível em horário comercial de segunda a sexta-feira. O anonimato do denunciante é garantido.

A ação continua e o Ipem se coloca à disposição da população e dos proprietários de postos para esclarecer dúvidas e evitar problemas em futuras fiscalizações. Em casos de reincidência, a multa pode ser dobrada. O Ipem divulgará um relatório com todos os postos que apresentaram irregularidades para que o consumidor possa consultar.

Diante do cenário de preços elevados dos combustíveis, a ação visa garantir que o consumidor não seja lesado na quantidade adquirida. O Ipem reforça seu compromisso em proteger os direitos do consumidor e assegurar a qualidade dos serviços prestados pelos postos de combustíveis.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.