Astronauta brasileiro será Ministro da Ciência e Tecnologia; professor diz que Brasil pode avançar nesse setor
Marcos Pontes: Um Astronauta no Ministério da Ciência e Tecnologia
O engenheiro aeroespacial e ex-astronauta Marcos Pontes assumiu o Ministério da Ciência e Tecnologia. Nascido em Bauru, Pontes foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, em missão que celebrou os 100 anos do voo do 14 Bis.
A Perspectiva da Comunidade Científica
Conversamos com o físico Sérgio Mascarenhas, que trabalhou com Pontes em pesquisas sobre os efeitos da ausência de gravidade no cérebro. Mascarenhas destacou a competência de Pontes, mas também a complexidade do desafio de gerir o ministério, dada a situação da ciência brasileira, marcada por cortes de verbas e desinvestimento em pesquisa e inovação.
Desafios e Expectativas
Mascarenhas expressou preocupação com a situação da ciência brasileira, afetada por anos de desinvestimento. Ele espera que Pontes consiga reverter esse quadro e trabalhar para recuperar o atraso tecnológico do Brasil. Como presidente honorário da SBPC, Mascarenhas propõe a criação de uma frente parlamentar para defender a ciência e tecnologia, inovação e empreendedorismo, buscando o apoio de Pontes.
Leia também
A nomeação de Marcos Pontes para o Ministério da Ciência e Tecnologia gerou expectativas na comunidade científica. Resta aguardar as ações do novo ministro para avaliar se ele conseguirá enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.



