CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Flanelinha é preso suspeito de tentar extorquir uma guarda civil em Ribeirão

A tentativa aconteceu enquanto a vítima estacionava o carro na manhã desta quinta (10) no Centro da cidade
extorsão guarda civil
A tentativa aconteceu enquanto a vítima estacionava o carro na manhã desta quinta (10) no Centro da cidade

A tentativa aconteceu enquanto a vítima estacionava o carro na manhã desta quinta (10) no Centro da cidade

Em Ribeirão Preto, uma Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi vítima de extorsão por um flanelinha enquanto tentava estacionar seu veículo no centro da cidade. O incidente ocorreu em frente à Praça Camões, próximo ao Hospital da Beneficência Portuguesa.

GCM relata o ocorrido

A GCM Girlay Marconi relatou que o flanelinha a abordou após ela estacionar, exigindo dinheiro para “ajudar a tomar um café”. Ao se identificar como GCM e questionar a ilegalidade da cobrança, Girlay foi atacada verbalmente pelo homem, que a ofendeu e menosprezou sua função. Ela acredita ter sido alvo de tratamento diferenciado por ser mulher.

Ação policial e legal

Após chamar a Polícia Militar, o flanelinha foi detido. O crime de extorsão, previsto no artigo 158 do Código Penal, pode resultar em pena de até 10 anos de prisão e multa. A Polícia Militar reforçará o patrulhamento na região, e a Prefeitura de Ribeirão Preto aumentará a fiscalização, lembrando que a prática de flanelinhas é proibida na cidade desde 2014 por decisão judicial. O promotor de justiça Carlos César Barbosa pretende cobrar providências da prefeitura sobre a situação.

Importância da denúncia

Este caso destaca a importância de denunciar qualquer tipo de extorsão praticada por flanelinhas. Cidadãos que se sentirem ameaçados ou constrangidos devem acionar a Polícia Militar (190) ou o 181 para denúncias. A Prefeitura de Ribeirão Preto disponibiliza o telefone 153 para denúncias relacionadas à fiscalização. A ação conjunta entre cidadãos, polícia e prefeitura é crucial para coibir essa prática criminosa e garantir a segurança de todos.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.