Atividades imobiliáris, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings estão liberadas com algumas restrições
Ribeirão Preto inicia flexibilização gradual do comércio a partir de segunda-feira, 01/06.
Primeira Fase de Retomada: Comércio e Serviços
A partir da próxima semana, o município permitirá a abertura de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércios e shoppings. O prefeito Arte Nogueira anunciou as regras, que incluem horário de funcionamento definido e lotação máxima de 20% da capacidade do estabelecimento. Protocolos de segurança como uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento mínimo de 1,5 metros e higienização frequente também são obrigatórios. Esta fase, válida até 14 de junho, poderá ser revertida caso haja aumento significativo de casos de coronavírus.
Fases Subsequentes e Critérios de Progressão
A cidade está dividida em fases de flexibilização. A fase 3, prevista para daqui a 15 dias, caso os indicadores de contágio permaneçam favoráveis, permitirá a abertura de restaurantes, bares e salões de beleza. Na fase 4, com data ainda indefinida, a previsão é incluir academias. A última fase prevê a abertura de todos os setores, exceto educação e transporte, cuja reabertura ainda não foi definida. A evolução entre as fases dependerá da taxa de ocupação de leitos de UTI, número de casos e mortes por Covid-19.
Leia também
Cenário Atual e Preocupações
Ribeirão Preto registrou quatro mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 24 óbitos e 926 casos confirmados. Apesar da taxa de letalidade ser uma das menores do estado (2,6%), a ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está em 51%, preocupando as autoridades. O município entrará em estado de alerta caso a taxa atinja 60%. O plano de retomada econômica é dinâmico e pode ser alterado a qualquer momento, dependendo da evolução da pandemia.
As regras completas serão publicadas no Diário Oficial do município até sexta-feira. O uso de máscara continua obrigatório em toda a cidade.



