No Manhã CBN desta quarta-feira (21), especialista falou sobre cenário com ocupação de leitos de UTI acima da média
O feriado de Tiradentes trouxe consigo a liberação do atendimento presencial no comércio, com capacidade limitada a 25% em shoppings. Essa reabertura, próxima ao Dia das Mães (9 de maio), gerou um misto de alívio e incerteza para o setor.
Reabertura e suas implicações
A possibilidade de reequilíbrio financeiro para as empresas é questionável. A sucessão de aberturas e fechamentos causou desgaste, demissões e preocupações quanto à sustentabilidade dos negócios. A incerteza sobre a manutenção da reabertura após o Dia das Mães e nos meses seguintes gera instabilidade.
Perspectivas econômicas e a vacinação
O economista Adnan Gebaila aponta para uma crise econômica prolongada, caracterizada por incerteza e falta de coordenação nacional. A ausência de uma estratégia consistente de vacinação agrava a situação, afetando a confiança de comerciantes, consumidores e a cadeia produtiva como um todo. A compra de vacinas pela iniciativa privada é discutida como uma possibilidade para acelerar o processo, apesar dos riscos de desigualdade no acesso.
Leia também
Confiança e recuperação econômica
A falta de confiança gerada pela instabilidade de medidas governamentais dificulta a recuperação econômica. A inconsistência nas ações, com diferentes estratégias em níveis federal, estadual e municipal, prejudica a retomada e a geração de empregos. A coordenação e a vacinação em massa são cruciais para restabelecer a confiança e impulsionar a economia.



