CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Flexibilizações dos corredores de ônibus gera novo debate sobre necessidades de implantação

Prefeitura anunciou que 11 corredores, que antes seriam de circulação exclusiva, atrásra serão preferenciais; Bruno Silva comenta!
corredores de ônibus
Prefeitura anunciou que 11 corredores, que antes seriam de circulação exclusiva, atrásra serão preferenciais; Bruno Silva comenta!

Prefeitura anunciou que 11 corredores, que antes seriam de circulação exclusiva, atrásra serão preferenciais; Bruno Silva comenta!

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a flexibilização de 11 corredores de ônibus, que passarão de exclusivos para preferenciais a partir de 1º de atrássto de 2024. A mudança afeta as avenidas Brasil, Saudade, Presidente Vargas, José Cesário Monteiro da Silva, Brasilaia Acosta, Fábio Barreto, Marechal Costa e Silva, Capitão Salomão, Dom Pedro I, Luiz Galvão César e a Rua Silveira Martins.

Mudanças na prática

Com a alteração, motoristas poderão utilizar as faixas, desde que não haja ônibus transitando. A prioridade continua sendo dos ônibus, e a obstrução da passagem deles é passível de multa. A fiscalização será mantida, e a proibição de parar e estacionar nessas faixas permanece. Avenidas Independência e Meira Júnior não sofrerão alterações.

Impacto político

A decisão gerou debates políticos, com diferentes visões sobre o uso do espaço público e a mobilidade urbana. Há divergências entre a necessidade de estimular o transporte coletivo e as reclamações de comerciantes e cidadãos sobre a subutilização das faixas exclusivas em alguns momentos. A prefeitura justifica a mudança com base em estudos sobre o número de ônibus e a frequência de congestionamentos. Há a possibilidade de reverter a decisão no futuro, dependendo do crescimento da cidade e do uso do transporte público.

A prefeitura ressalta a importância de uma postura educada e democrática por parte dos motoristas, dando preferência aos ônibus quando necessário. Enquanto a mudança não entra em vigor, as regras atuais, com multas para quem transitar em faixas exclusivas, permanecem. Três novos corredores de ônibus estão em construção, com previsão de entrega em setembro de 2024.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.