De janeiro até a última quarta-feira (20), o Inpe contou 693 queimadas, número 102% maior do que no mesmo período de 2017
São Paulo enfrenta aumento alarmante de incêndios em 2018
Incêndios Devastadores em São Carlos
O município de Casa Branca, região de São Carlos, registrou 11 focos de incêndio até quarta-feira, tornando-se a terceira cidade com mais ocorrências no estado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número elevado se deve à extensa área rural e a hábitos culturais que incluem queimadas para limpeza de terras agrícolas. Nem o horto florestal escapou, sofrendo uma das piores queimadas do ano, com a destruição de diversas mudas.
Ação da Defesa Civil e o Impacto no Estado
A cidade de Casa Branca, sem corpo de bombeiros, depende da Defesa Civil, que teve que investir em dois caminhões-pipa e ampliar o efetivo para seis pessoas devido ao aumento de 80% nas ocorrências. Em todo o estado de São Paulo, o número de focos de incêndio mais que dobrou em comparação com 2017: 693 focos contra 342 no mesmo período do ano anterior. Nos últimos três meses, o aumento foi ainda maior, saltando de 187 para 527 ocorrências.
Leia também
Alerta para Prevenção e Conservação de Água
A combinação do tempo seco, com cidades há mais de um mês sem chuva significativa, e a prática de queimadas de lixo e podas de árvores agrava a situação. Especialistas alertam para a importância da conscientização da população para evitar incêndios criminosos e para a necessidade de consumo consciente de água, dada a seca e os baixos níveis dos reservatórios. A recomendação é se hidratar frequentemente, principalmente para quem trabalha ao ar livre, e evitar ações que possam piorar a situação.



