CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fogo destrói dez hectares de mata na USP de Ribeirão Preto

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Fogo destrói mata USP
Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello

Um incêndio de grandes proporções consumiu dez hectares de mata densa ao lado do campus da USP de Ribeirão Preto na tarde de ontem. A área afetada incluía árvores nativas, capim e arbustos, com chamas que alcançaram até cinco metros de altura.

Combate ao Incêndio e Recursos Utilizados

O Corpo de Bombeiros, com o auxílio do helicóptero Águia da Polícia Militar, trabalhou intensamente para conter o avanço do fogo. A aeronave realizou sete lançamentos de água, retirados da lagoa do campus, para extinguir as chamas. O Capitão Rodrigo Araújo, do Corpo de Bombeiros, destacou a influência do vento e a baixa umidade como fatores que contribuíram para a rápida propagação do incêndio, além da dificuldade de acesso ao local.

Apoio e Primeiros Esforços de Contenção

A Guarda Universitária foi a primeira a iniciar o combate, seguida pelas equipes do Corpo de Bombeiros. Usinas da região também enviaram caminhões especializados para auxiliar no controle das chamas. Neiro José Antonio Rodrigues, que desde 1997 auxiliava no reflorestamento da área, foi um dos primeiros a perceber o fogo e acionou as autoridades.

Suspeita de Incêndio Criminoso e Impacto Ambiental

Rodrigues acredita que o incêndio possa ter sido criminoso, relatando que um segurança da área avistou dois indivíduos suspeitos no local. O reflorestamento da área, cercado por aceiros para evitar a propagação de incêndios, não foi suficiente para impedir o desastre. Foram necessários 14 bombeiros, funcionários da Guarda Universitária e da USP, além dos caminhões das usinas, para controlar o fogo, que começou por volta das 13h40 e levou cerca de duas horas para ser extinto.

Esta foi a terceira ocorrência de incêndio em áreas da USP de Ribeirão Preto em menos de três anos. Peritos investigarão as causas do incêndio, que destruiu uma área equivalente a 14 campos de futebol.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.