Ações foram coordenadas pelo Procon e a Guarda Civil Municipal durante essa quinta-feira (26)
A Guarda Civil Municipal de Araraquara intensificou a fiscalização de estabelecimentos comerciais para garantir o cumprimento do decreto de quarentena de 15 dias para serviços não essenciais.
Fiscalização e Orientação
De acordo com o secretário de cooperação dos assuntos de segurança pública, coronel João Alberto Nogueira Jr., entre a última terça-feira e quarta-feira, foram realizadas 265 visitas e orientações a estabelecimentos, sendo 52 visitas presenciais para constatação e medidas. A maioria das irregularidades se deu por falta de informação, com os comerciantes fechando as portas após a orientação da Guarda.
Ações Punitivas e Dúvidas Frequentes
Uma nova lei municipal prevê multas pesadas (quase seis mil reais na primeira infração) para estabelecimentos que descumprirem o decreto após o período de orientação. Uma dúvida frequente entre os comerciantes era a possibilidade de utilizar o espaço público para entregas (drive-thru improvisado), o que foi vetado pela fiscalização. A Guarda Civil Municipal atua em conjunto com o PROCON, que monitora preços abusivos de produtos essenciais.
Leia também
Situação Atual e Próximos Passos
Apesar das orientações, ainda há circulação de pessoas em algumas praças e locais públicos. A Guarda Civil Municipal tem trabalhado na orientação para evitar aglomerações. A possibilidade de prorrogação da quarentena está sendo avaliada por um comitê técnico que monitora a evolução da pandemia na cidade.



