CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ford, umas das maiores empresas automobilísticas do mundo, comemora 120 anos neste domingo (16)

Henry Ford, fundador da fábrica, chegou a 'quebrar' duas empresas antes de atingir o sucesso; ouça o CBN Giro Sobre Rodas'
Ford 120 anos
Henry Ford, fundador da fábrica, chegou a 'quebrar' duas empresas antes de atingir o sucesso; ouça o CBN Giro Sobre Rodas'

Henry Ford, fundador da fábrica, chegou a ‘quebrar’ duas empresas antes de atingir o sucesso; ouça o CBN Giro Sobre Rodas’

Neste sábado, dia 3 de junho, a Ford comemorou 123 anos de sua fundação. Uma trajetória marcada por altos e baixos, que culminou na construção de um império automobilístico global.

De Fracassos a Sucessos: A trajetória de Henry Ford

Henry Ford, o fundador da Ford, não teve um caminho fácil. Antes de alcançar o sucesso estrondoso, ele enfrentou duas falências em empreendimentos anteriores. Sua primeira experiência empresarial foi em 1886, e posteriormente, em 1902, ele fundou a Henry Ford Company, onde suas ideias inovadoras sobre a produção de automóveis baratos não foram bem recebidas pelos acionistas. A empresa acabou sendo renomeada para Cadillac Company, enquanto Ford seguiu em frente.

A Ford Motor Company e o Sucesso no Brasil

Em 3 de junho de 1903, Henry Ford fundou a Ford Motor Company, a empresa que conhecemos hoje. A marca, reconhecida pelo seu icônico logo oval azul, chegou ao Brasil em 1919, tornando-se a primeira montadora a se estabelecer oficialmente no país. Sua chegada marcou uma época, dominando o mercado automobilístico brasileiro até os anos 50 com uma impressionante fatia de mercado, chegando a 90% em algumas cidades. Apesar do fechamento da fábrica brasileira em uma reestruturação global, a marca permanece presente no país através de concessionárias.

Um Legado duradouro

A história da Ford é um exemplo de perseverança e inovação. Apesar dos desafios iniciais, a empresa se tornou uma gigante global, deixando um legado duradouro na indústria automobilística e na cultura brasileira. A marca, mesmo sem produção local, continua a ser lembrada e admirada por sua contribuição histórica para o desenvolvimento do setor automobilístico no país.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.