CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Fortes chuvas atrapalham colheita e qualidade de produtos de hortifrúti

Legumes como cebola e batata estão com com maior demanda no mercado, mas produção está baixa, fazendo o preço subir
chuvas atrapalham colheita
Legumes como cebola e batata estão com com maior demanda no mercado, mas produção está baixa, fazendo o preço subir

Legumes como cebola e batata estão com com maior demanda no mercado, mas produção está baixa, fazendo o preço subir

As fortes chuvas que atingiram o litoral norte de São Paulo também causaram impactos significativos na produção e comercialização de hortifrutigranjeiros, afetando a qualidade dos produtos e elevando os preços.

Prejuízos na colheita e aumento de preços

De acordo com relatos de produtores e comerciantes, itens como batata e cebola tiveram sua oferta reduzida devido às dificuldades de colheita em áreas alagadas, principalmente no sul de Minas Gerais. A batata, por exemplo, está sendo vendida a mais de R$ 110 o saco de 25 kg, um aumento em relação aos preços de 2022. Além do clima adverso, outros fatores contribuíram para a alta de preços, como o aumento nos custos de combustível, insumos agrícolas e defensivos.

Impactos generalizados na produção

O excesso de chuvas prejudicou a qualidade de diversos legumes e verduras, afetando a produção em larga escala. Para garantir a qualidade dos produtos, é necessário um clima ameno, com temperaturas entre 26°C e 28°C e chuvas moderadas (cerca de 15 mm por dia). Embora o setor de frutas tenha enfrentado desafios semelhantes, alguns empresários conseguiram encontrar produtos de qualidade em outras regiões do país, como o Nordeste, onde a colheita de banana, por exemplo, se manteve normalizada.

Recuperação e solidariedade

No litoral norte, o abastecimento de hortifrutigranjeiros foi inicialmente prejudicado pelos deslizamentos de terra, mas foi normalizado a partir de terça-feira. Paralelamente, a CESP realiza uma campanha de arrecadação de donativos para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas, coletando itens de primeira necessidade como água, alimentos, produtos de higiene e limpeza. A iniciativa conta com a participação de permissionários do entreposto de Ribeirão Preto, que estão contribuindo com doações e recursos financeiros para a montagem de cestas básicas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.