CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fórum de Segurança no Campo debate ações contra crimes e incêndios em áreas rurais

Fórum de Segurança no Campo debate ações contra crimes e incêndios em áreas rurais
Segurança no Campo
Fórum de Segurança no Campo debate ações contra crimes e incêndios em áreas rurais

Fórum de Segurança no Campo debate ações contra crimes e incêndios em áreas rurais

O 3º Fórum de Segurança no Campo, promovido pelo Grupo EP, aconteceu em Morragudo, reunindo autoridades da segurança pública e produtores rurais para discutir estratégias de prevenção e combate a crimes em áreas rurais. O evento focou nos desafios enfrentados pelos municípios da região, especialmente Morragudo, que possui 79% de seu território ocupado por canaviais.

Desafios e Monitoramento em Morragudo

A vasta extensão territorial de Morragudo impõe desafios significativos de monitoramento e fiscalização. Em 2024, a região enfrentou graves incêndios em áreas rurais, muitos deles criminosos, especialmente em plantações de cana-de-açúcar. A cidade esteve entre as 46 do interior paulista em alerta máximo para queimadas pela Defesa Civil Estadual. No entanto, o monitoramento conjunto com diversas instituições resultou em um desempenho melhor este ano, com uma diminuição de 41% nos focos de incêndio em zonas rurais, comparado ao ano anterior.

Integração e Estratégias de Segurança

O diretor de meio ambiente de Morragudo, Jessé Carrascoza, destacou a reestruturação da Defesa Civil e dos órgãos de segurança, juntamente com a participação da sociedade e dos produtores rurais, como cruciais para o combate aos incêndios. A integração entre bombeiros militares, produtores rurais, sindicato rural e brigadas das usinas permite uma resposta rápida aos focos de incêndio, evitando que se tornem grandes proporções. O Coronel da PM, Cássio Araújo de Freitas, enfatizou a importância da investigação de incêndios criminosos pela Polícia Civil e a estratégia de esforço imediato da Polícia Militar para lidar com invasões de propriedades. Investimentos em drones e viaturas, além de concursos para aumentar o efetivo policial, também foram mencionados.

Aproximação entre Polícia e Produtores Rurais

O Delegado Jorge Curineto, diretor do Dinter 3, ressaltou a importância da aproximação entre a polícia e os produtores rurais no combate aos crimes. Nos últimos três anos, houve uma redução significativa nos crimes contra o patrimônio, resultado de um trabalho integrado de operações e investigações. A criação do Grupo de Investigação na Área Rural (GIAR) tem facilitado o diálogo entre a polícia e os agricultores, com a abertura de canais para boletins de ocorrência e informações. O presidente do sindicato de Morragudo, Roberto Carmanhã de Figueiredo, abordou a dificuldade de comunicação com as autoridades devido à falta de infraestrutura de telefonia na área rural, destacando a importância de investimentos em tecnologia e a formação de grupos de vizinhos solidários para agilizar o atendimento em casos de emergência.

O evento reforçou a necessidade de união entre produtores, polícias e gestores no combate ao crime na área rural, promovendo um debate importante para toda a região.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.