Atendimentos são por encaminhamento médico; unidade fica na Rua Antônio Bernardes Pinto, n° 3.366, no bairro Vila Chico Julho
Franca inaugura centro de reabilitação respiratória pós-Covid
Sequelas da Covid-19: um problema de saúde pública
Dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 40% das pessoas recuperadas da Covid-19 apresentam sintomas persistentes, que vão desde queda de cabelo até distúrbios neurocognitivos e problemas respiratórios. Um estudo publicado no Jornal Britânico de Medicina em 24 de junho revelou que 30,5% dos pacientes apresentam sintomas por três meses ou mais após a infecção (Long Covid). Os sintomas mais comuns incluem cansaço, falta de ar, dor muscular, problemas de memória e insônia, afetando mais frequentemente mulheres, obesos, pessoas com sobrepeso e fumantes ou ex-fumantes, além daqueles que foram internados.
Centro de Reabilitação em Franca
Para atender a essa demanda, Franca inaugurou um centro de reabilitação respiratória pós-Covid na Vila Chico Junior. O serviço oferece fisioterapia e exercícios para recuperação da respiração, auxiliando pacientes com sequelas respiratórias persistentes após a infecção pelo coronavírus. Localizado na Rua Antônio Bernardes Pinto, número 3366, o centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Os pacientes que necessitam do serviço devem procurar atendimento médico para avaliação e encaminhamento pela Secretaria da Saúde.
Leia também
Depoimentos e Esperança
Pacientes como Érica Baca-Leon, 27 anos, que teve Covid-19 no início do ano e ainda sofre com falta de ar e fadiga, demonstram a necessidade deste tipo de serviço. Outros pacientes, como Sérgio Aparecido de Oliveira, que ficou 63 dias na UTI devido à Covid-19 e apresenta sequelas nas pernas, relatam a importância da reabilitação para a recuperação da qualidade de vida. A iniciativa em Franca representa um avanço significativo no cuidado com pacientes que enfrentam as consequências a longo prazo da Covid-19, oferecendo esperança e suporte para a recuperação plena.
A abertura do centro de reabilitação demonstra o compromisso com o bem-estar da população e o reconhecimento da importância do tratamento contínuo para aqueles que enfrentam as sequelas da Covid-19. A iniciativa reforça a necessidade de atenção e investimento em saúde para lidar com os desafios pós-pandemia.



