CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca abre mais quatro leitos de UTI na Santa Casa

Dois pacientes já foram encaminhados e outros dois devem ser internados nas próximas horas; hospital tem 37 leitos Covid
leitos de UTI
Dois pacientes já foram encaminhados e outros dois devem ser internados nas próximas horas; hospital tem 37 leitos Covid

Dois pacientes já foram encaminhados e outros dois devem ser internados nas próximas horas; hospital tem 37 leitos Covid

Franca enfrenta colapso no sistema de saúde, com hospitais lotados e pacientes aguardando por leitos.

Leitos de UTI lotados em Franca

A cidade de Franca, no interior de São Paulo, vive uma situação crítica no sistema de saúde. Desde sábado, a Santa Casa de Franca opera com lotação máxima de leitos de UTI, totalizando 33 leitos ocupados. Para tentar amenizar a situação, a prefeitura anunciou a abertura de mais quatro leitos de UTI na Santa Casa, os quais já estão em funcionamento e recebendo pacientes que aguardavam no pronto-socorro.

A busca por mais leitos e o encaminhamento de pacientes

Apesar da abertura dos novos leitos, a demanda continua alta. Na central de regulação de Franca, 14 pacientes aguardavam internação, muitos deles necessitando de leitos de enfermaria. Para desafogar o sistema, a prefeitura encaminhou pacientes para cidades vizinhas como São Joaquim da Barra, Pirituba e Guará. A Secretaria de Saúde busca ativamente por mais leitos, inclusive em contato com o Departamento Regional de Saúde do Estado, com a expectativa de abertura de mais cinco leitos de UTI em breve.

Testes e vacinação contra a Covid-19

A entrevista abordou também a questão dos testes para detecção da Covid-19, com a explicação de que resultados falso-negativos podem ocorrer se os testes (RT-PCR ou rápidos) forem realizados fora do período recomendado de sintomas. Quanto à vacinação, a cidade já imunizou uma boa parte dos profissionais de saúde da linha de frente, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Estado de São Paulo. Até o momento, cerca de 2.200 profissionais foram vacinados.

A situação em Franca demonstra a gravidade da crise no sistema de saúde, exigindo esforços conjuntos para ampliar a capacidade de atendimento e garantir o acesso à saúde para toda a população. A busca por mais leitos e a continuidade da vacinação são medidas cruciais para enfrentar este momento crítico.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.