CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca Basquete volta ao Brasil com o título da Sul-Americana

Repórter e apresentador Geraldo Neto traz os bastidores do título do Franca Basquete contra o Instituto de Córdoba
Basquete Sul-Americana
Repórter e apresentador Geraldo Neto traz os bastidores do título do Franca Basquete contra o Instituto de Córdoba

Repórter e apresentador Geraldo Neto traz os bastidores do título do Franca Basquete contra o Instituto de Córdoba

Fala, Geraldo Neto! Beleza? Bom dia pra todo mundo! Você sabia que eu voltei 2kg mais pesado graças ao doce de leite? Pois é, rapaz! No café da manhã só dava isso: médias luas com doce de leite. É o melhor! Doce de leite é a espécie de croissant da Argentina. Afinal, o croissant é a meia-lua, né? Vencer os argentinos em Córdoba, com o ginásio lotado e a torcida berrando, não tem preço!

Viagem e Treinos em Córdoba

A viagem foi uma delícia, apesar de cansativa e longa. Acho que todo mundo resolveu viajar naquele dia! Na madrugada de quarta-feira, acompanhamos o Franca em uma viagem bem cansativa. Chegamos em Córdoba no início da manhã, os jogadores descansaram o dia inteiro e fizeram o primeiro treino à noite. O ginásio era pequeno, acanhado, quente – na verdade, fervendo! O negócio lá estava fora do padrão.

O Problema da Quadra

Na quinta-feira, primeiro jogo da grande decisão. Pela manhã, treino; à noite, o jogo. Mas não tinha condição! Fez um calor absurdo na Argentina. Quase nove horas da noite ainda dava sol, e as galinhas estavam botando ovos cozidos – se colocassem ovos na quadra, fritariam! Um ginásio pequeno, com capacidade para 2 mil pessoas, lotado com quase 3 mil. Aquela torcida argentina fanática é bonita de se ver! Segundo a Fiba, o ginásio soltou um vapor natural, e a quadra ficou escorregadinha. Aí, para piorar, jogaram mais “ena” (uma substância que deixou tudo ainda mais escorregadio). Devido ao calor, caiu o mundo, a internet ficou um caos. Mas estava ruim para os dois lados, pior para o Franca, que é um time mais rápido e técnico. Quando soubemos, imaginamos que fosse alguma tática, mas não foi sacanagem, não foi proposital. Ninguém esperava que o dia fosse tão quente, e que a quadra ficaria escorregadinha pelo vapor. Era uma estufa lá dentro!

A Virada e a Arbitragem

No dia seguinte, colocaram ventiladores, abriram portas, tiraram placas de publicidade e ligaram o ar-condicionado (que não estava funcionando na quinta). A quadra ainda escorregava um pouco, mas dava para jogar. O problema foi a arbitragem. Na quinta, o jogo foi anormal (78 a 69), diferente dos 92 a 90 e 94 a 90 dos jogos em Franca. Teve uma hora que o Córdoba fazia falta toda hora para tentar mexer com o André Góes. Houve lances em que a arbitragem favoreceu o Franca, o que poderia indicar má intenção. No basquete, existe um respeito muito grande com a arbitragem. Teve uma falta de três pontos do Jimmy que não existiu, e outra em que o David Jackson caiu, e o juiz marcou que ele andou com a bola. Se eu fosse da diretoria do Franca, pediria uma análise da arbitragem, pois foram lances cruciais. O comentarista da transmissão, Renatinho (árbitro de final de Olimpíada), estava indignado. O adversário do Franca, o Instituto de Córdoba, não tem tanta tradição no basquete. É um time que veio da segunda divisão. Mas, de todos os perrengues, valeu a pena! Franca merecia. A cidade respira basquete, os torcedores são fanáticos e entendidos. Parabéns à comissão técnica, aos jogadores, à cidade e aos torcedores! Fiquei muito feliz e honrado por ser considerado o pé quente. Foi uma experiência bacana, me aproximou mais dos jogadores e da comissão técnica. Em momentos cruciais, André Góes, David Jackson, Hatsheimer, Didi, Alex e todos os outros jogaram muito bem. André Góes assumiu a responsabilidade, como um líder. Foi uma conquista merecida, fruto de um trabalho a longo prazo, com pessoas competentes e comprometidas. Uma cidade que ama basquete e uma torcida que é a razão do nosso trabalho. Parabéns Franca!

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.