CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca é a cidade brasileira que mais gerou empregos no ano

Dados do CAGED mostram que 'Capital do Calçado' vai na contramão no país em período de crise
Franca gerar empregos
Dados do CAGED mostram que 'Capital do Calçado' vai na contramão no país em período de crise

Dados do CAGED mostram que ‘Capital do Calçado’ vai na contramão no país em período de crise

Franca, impulsionada pelas exportações da indústria calçadista, apresentou um saldo positivo na geração de empregos nos primeiros sete meses do ano. De janeiro a julho, a cidade contabilizou 5.529 novas vagas, com destaque para o setor de calçados.

Desempenho do Setor Calçadista

Luiz Carlos Brigagão, presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Franca (Sindifranca), detalha que, do total de vagas criadas na cidade, 4.332 são provenientes do setor calçadista. Ele explica que parte desse resultado reflete a recontratação após a sazonalidade de dezembro de 2014. No entanto, ele também aponta um déficit de 2.300 vagas nos últimos 12 meses, indicando uma redução na produção.

Impacto na Produção e Perspectivas

Brigagão ressalta que, em comparação com o ano anterior, houve uma queda na produção de 4.141.000 pares de calçados. Apesar disso, ele considera o desempenho da cidade “menos pior” em relação ao restante do país, atribuindo isso à qualidade dos produtos e ao aumento de 7,56% nas exportações. Contudo, ele alerta que esse cenário não garante a continuidade dos resultados positivos.

Desafios e Expectativas

O presidente do Sindifranca expressa preocupação com a política de exportação e aguarda o ajuste fiscal proposto pelo governo, buscando clareza nas regras do jogo. Ele critica a falta de incentivos consistentes para o setor, mencionando a extinção do crédito-prêmio do IPI e as mudanças no Reintegra. Brigagão defende a necessidade de políticas de médio e longo prazo para impulsionar o crescimento do setor calçadista nacional.

Diante desse cenário, Franca demonstra resiliência, mas a sustentabilidade desse desempenho depende de medidas que fortaleçam a indústria calçadista e garantam um ambiente de negócios favorável.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.