Além desses dez já programados, a Prefeitura de Franca esperar abrir mais cinco leitos na próxima semana
Franca enfrenta grave crise de leitos de UTI
Novos leitos em Franca e região
A cidade de Franca e região vivenciam uma situação crítica de ocupação de leitos de UTI. Para tentar amenizar o problema, a prefeitura, com apoio do Ministério Público, trabalha na abertura de novas vagas. Inicialmente, dez leitos foram prometidos pelo governo do estado: cinco no Hospital de Campanha (AME) em Franca e cinco na Santa Casa de Puan. Apesar do anúncio, a prefeitura ainda não confirmou a ativação imediata dessas vagas na quinta-feira.
Situação dos leitos e imunização
A situação em Franca é considerada crítica, com hospitais lotados desde o início do ano. A cidade começou com 30 leitos de UTI na rede pública e, com a adição dos novos leitos, poderá chegar a 52 vagas. O prefeito Alexandre Ferreira espera abrir mais cinco leitos na próxima semana, totalizando 57 vagas. Mesmo com a abertura de novos leitos, a demanda permanece alta, com poucos leitos disponíveis na rede pública. A rede particular apresenta situação um pouco melhor, mas ainda com ocupação significativa. A maioria dos pacientes internados em UTIs são idosos. Para reduzir a pressão sobre os hospitais, a prefeitura intensifica a campanha de imunização, priorizando idosos e profissionais de saúde. Mais de 9 mil pessoas já foram imunizadas em Franca.
Impacto da pandemia e falta de leitos
A falta de leitos de UTI tem consequências trágicas. O caso de Antonieta Camargo, de 70 anos, que faleceu após esperar dois dias por uma vaga em hospital, ilustra a gravidade da situação. A família relata a angústia da espera e a perda de uma pessoa querida. Franca registra mais de 17 mil casos confirmados de COVID-19 e 301 mortes desde o início da pandemia. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que cinco leitos em Franca serão liberados na central de regulação ainda no dia, mas ainda não entraram em atividade.


