CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca e Ipuã aguardam a abertura de dez novos leitos de UTI até o final dessa semana

Além desses dez já programados, a Prefeitura de Franca esperar abrir mais cinco leitos na próxima semana
leitos de UTI
Além desses dez já programados, a Prefeitura de Franca esperar abrir mais cinco leitos na próxima semana

Além desses dez já programados, a Prefeitura de Franca esperar abrir mais cinco leitos na próxima semana

Franca enfrenta grave crise de leitos de UTI

Novos leitos em Franca e região

A cidade de Franca e região vivenciam uma situação crítica de ocupação de leitos de UTI. Para tentar amenizar o problema, a prefeitura, com apoio do Ministério Público, trabalha na abertura de novas vagas. Inicialmente, dez leitos foram prometidos pelo governo do estado: cinco no Hospital de Campanha (AME) em Franca e cinco na Santa Casa de Puan. Apesar do anúncio, a prefeitura ainda não confirmou a ativação imediata dessas vagas na quinta-feira.

Situação dos leitos e imunização

A situação em Franca é considerada crítica, com hospitais lotados desde o início do ano. A cidade começou com 30 leitos de UTI na rede pública e, com a adição dos novos leitos, poderá chegar a 52 vagas. O prefeito Alexandre Ferreira espera abrir mais cinco leitos na próxima semana, totalizando 57 vagas. Mesmo com a abertura de novos leitos, a demanda permanece alta, com poucos leitos disponíveis na rede pública. A rede particular apresenta situação um pouco melhor, mas ainda com ocupação significativa. A maioria dos pacientes internados em UTIs são idosos. Para reduzir a pressão sobre os hospitais, a prefeitura intensifica a campanha de imunização, priorizando idosos e profissionais de saúde. Mais de 9 mil pessoas já foram imunizadas em Franca.

Impacto da pandemia e falta de leitos

A falta de leitos de UTI tem consequências trágicas. O caso de Antonieta Camargo, de 70 anos, que faleceu após esperar dois dias por uma vaga em hospital, ilustra a gravidade da situação. A família relata a angústia da espera e a perda de uma pessoa querida. Franca registra mais de 17 mil casos confirmados de COVID-19 e 301 mortes desde o início da pandemia. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que cinco leitos em Franca serão liberados na central de regulação ainda no dia, mas ainda não entraram em atividade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.