CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca enfrenta semana decisiva para mudança de fase no Plano SP

Cidade tem 100% de taxa de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19; Prefeitura aguarda instalação de novos equipamentos
Plano SP mudança de fase
Cidade tem 100% de taxa de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19; Prefeitura aguarda instalação de novos equipamentos

Cidade tem 100% de taxa de ocupação nos leitos de UTI para Covid-19; Prefeitura aguarda instalação de novos equipamentos

Franca vive uma semana crucial em sua luta contra a pandemia de Covid-19. Há mais de dois meses sob lockdown total, a cidade aguarda ansiosamente a decisão do governo estadual sobre a próxima fase do plano de retomada das atividades, a ser anunciada na sexta-feira.

Números preocupantes

Com quase 3 mil casos confirmados e 56 óbitos, Franca enfrenta um cenário desafiador. A principal preocupação, e fator que pode manter a cidade na fase vermelha (mais restritiva), é a ocupação total dos leitos de UTI nos hospitais públicos (27 leitos ocupados). Nos hospitais privados, a situação também é crítica, com 14 dos 19 leitos ocupados (73% de ocupação).

A esperança da ampliação de leitos

O médico da vigilância epidemiológica de Franca, Omero Rosa Jr., destaca a possibilidade de avanço de fase com a abertura de 10 novos leitos de UTI. “Existe a possibilidade real”, afirma, “com o aumento de leitos de UTI, isso dá uma tranquilidade maior para Franca e região poder administrar mais seus pacientes em estado crítico.” Entretanto, ele ressalta a importância da colaboração da população: “Sem a participação da população que ainda não aderiu ao uso frequente de máscaras e higienização das mãos, nós vamos continuar tendo casos graves e inclusive óbitos.” A ampliação dos leitos depende de uma negociação entre a Santa Casa, o governo estadual e a prefeitura. A verba para manter a Santa Casa por três meses já foi autorizada, mas sua liberação está condicionada à instalação de equipamentos pelo governo estadual, sem prazo definido para conclusão.

Um futuro incerto, mas com possibilidades

Apesar dos desafios, o médico se mostra otimista: “Eu acredito que tem uma possibilidade real de avançar, sair dessa fase tão crítica. Ela nos dá um fôlego a mais, mas se a gente continuar com o vírus em alta circulação como está, nós vamos continuar tendo pacientes que vão precisar desses leitos. Isso vai ser em algum momento insuficiente.” A situação exige um esforço conjunto, com o governo estadual oferecendo todo o auxílio possível para que Franca supere essa fase crítica da pandemia, que já se estende por meses e esgota os recursos da região. De Ribeirão Preto, Gabriela Dias.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.