Cidade tem 1.535 pessoas que se encaixam nesta faixa etária; imunização está sendo realizada em oito unidades de saúde
Franca enfrenta situação crítica com hospitais lotados por pacientes graves de Covid-19, mas avança na vacinação de idosos acima de 90 anos.
Vacinação de Idosos Acelera em Franca
A cidade de Franca, interior de São Paulo, conta com 1.535 idosos com 90 anos ou mais. Para imunizar este grupo, oito unidades básicas de saúde (UBSs) disponibilizam o serviço das 13h às 18h, além de dois pontos de drive-thru, das 9h às 18h. Omero Rosa, responsável pela vigilância epidemiológica da cidade, destaca a importância da vacinação, principalmente devido à fragilidade do sistema imunológico deste grupo etário frente ao vírus. A expectativa é vacinar todos os idosos acima de 90 anos nos próximos dois dias. Não é necessário cadastro prévio; basta apresentar documento de identidade com comprovação de idade.
Situação dos Hospitais e Próximos Passos
A situação nos hospitais de Franca permanece delicada, com lotação máxima, especialmente de pacientes graves com Covid-19. Dos 42 leitos de UTI em hospitais públicos, todos estão ocupados, enquanto dos 26 leitos de UTI em hospitais particulares, 15 estão em uso. A Secretaria de Saúde do Estado prometeu novos leitos para os próximos dias. A cidade registra mais de 16 mil casos de Covid-19 e 290 mortes desde o início da pandemia, segundo o último boletim epidemiológico (domingo).
Leia também
Vacinação de Outros Grupos Etários
A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos está prevista para começar na segunda-feira seguinte. A proximidade das faixas etárias justifica a priorização, visando não apenas a proteção individual contra complicações da doença, mas também a proteção dos núcleos familiares.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, a cidade demonstra esforços na imunização da população mais vulnerável, buscando mitigar os impactos da Covid-19.


