CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franca, Ituverava, São Joaquim da Barra e Ipuã terão leitos de UTI abertos na próxima semana

Medida visa desafogar o sistema de saúde da DRS VIII; são 27 leitos divididos nessas quatro cidades
leitos de UTI
Medida visa desafogar o sistema de saúde da DRS VIII; são 27 leitos divididos nessas quatro cidades

Medida visa desafogar o sistema de saúde da DRS VIII; são 27 leitos divididos nessas quatro cidades

Franca, interior de São Paulo, receberá 32 novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 até o início da próxima semana. A informação foi confirmada pelo diretor da DRS-8 e pelo Ministério Público de Franca, que acompanha a situação.

Abertura de Novos Leitos

Até amanhã, serão instalados cinco leitos de UTI na Santa Casa de Franca. A partir de 1º de fevereiro, mais 27 leitos serão abertos na região da DRS-8: 12 na Santa Casa de Franca, cinco em Ituverava, cinco em São Joaquim da Barra e cinco em Ipuã. O custeio será feito pelo Ministério da Saúde, com complementação do Estado de São Paulo e pagamento do aluguel dos equipamentos pelas prefeituras. Essa iniciativa surge após reunião entre governo estadual, municipal e Ministério Público, em resposta à demora na transferência de pacientes e ao agravamento da situação da pandemia.

Agravamento da Situação e Falhas no Sistema

Apesar do decreto do Ministério da Saúde que inicialmente previa o fim do custeio de leitos Covid-19, o agravamento da situação levou à extensão do financiamento para UTIs até o fim de fevereiro. O promotor de Justiça Alex Faciolo apontou falhas no sistema de regulação de leitos do Estado (CROS), relatando casos de pacientes aguardando vagas em UTI, mesmo com leitos disponíveis em outras cidades. O sistema CROS, contratado pela Secretaria Estadual de Saúde, apresenta demora na regulação, dificultando a alocação eficiente de pacientes.

Impacto na Saúde Pública e Dados Recentes

A alta demanda por atendimento e internações, somada à demora na regulação de leitos, tem gerado impactos significativos na saúde pública. Um paciente de São Joaquim da Barra faleceu após três dias aguardando vaga em Franca. A taxa de ocupação de UTIs em Franca está próxima de 100%, com alta demanda, principalmente na enfermaria. A cidade registrou 3.418 novos casos de Covid-19 entre quinta-feira e ontem, um aumento de quase 10% em relação à semana anterior, além de 16 mortes no mesmo período. A situação permanece crítica, e a abertura dos novos leitos é acompanhada de perto para avaliar sua efetividade na redução do tempo de espera por atendimento.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.